quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é ser um líder ?

Olá pessoal venho postar para vocês um artigo muito interessante sobre liderança, que diz assim:
 "   Comandar é servir. Nada mais, nada menos"

Ser líder é antes de tudo, ser capaz de construir uma equipe composta por pessoas lideráveis. Isso mesmo, a maior qualidade de um líder é fazer a sua equipe tão boa que ela funcione sem ele. Essa é uma tarefa difícil e varia de empresa para empresa, das políticas de Recursos Humanos - RH, de treinamento e desenvolvimento - e da cultura organizacional. Existem pessoas que não são lideráveis e, claro, por isso mesmo, dificilmente serão lideres.
O lider, teoricamente, detém o poder de contratar e demitir quem quer que ele queira, mas isso, na prática não é tão simples assim. Muitos fatores podem contribuir para que isso seja ou não verdadeiro. quando se fala que um líder é alguém inspire seguidores, deve-se primeiro verificar de que nível de seguidores se fala. Um bom líder, ao sair de férias, não deve ter dúvidas de quem será seu substituto, pois, pelo menos um terço de sua equipe deve ter habilidades para tal. Do mesmo modo, se este líder for para um patamar superior dentro da organização, deve ter clareza de quem será seu subistituto.

Acredite, a maioria dos líderes não encontram facilidades nessas duas possibilidades.

Para se chegar a esse ponto, é preciso que o líder consiga fazer alguns ajustes ao assumir uma equipe: Primeiro é descobrir até onde ele, de fato tem controle sobre sua equipe, até onde a empresa o permite ir, qual sua influência da formatação dos perfis para as vagas do seu departamento, e de que estrutura pode contar por parte da empresa para construir e gerir uma equipe realmente eficaz. Depois disso, deve avaliar cada pessoa que já está na equipe de forma a definir quem está e quem ainda não, dentro desse perfil. Aí passa-se ao trabalho de ajustes que é basicamente composto por:
Selecionar: Resume-se em ter bem definidas as particularidades profissional de cada papel dentro da equipe.

Treinar: Para que se tenha uma clara visão do que é a equipe e de quem é o líder e seu estilo de gestão. Treinar é bem diferente de "orientar", implica em dedicação e tempo para que tenha as habilidades técnicas e comportamentais necessárias a sua função dentro da equipe.

Reconhecer: É algo que funciona como uma resposta não como uma pergunta. É validar e demonstrar àquele que que foi treinado de que ele já está bem naquilo que foi preparado.
Desenvolver: Significa preparar a pessoa para continuar indo além.

É muito importante que o líder pratique a confiança, mas confiança não se dá se conquista, assim ela será uma consequência natural das fases antecedentes lembre-se disso sempre.